domingo

Exclusão - Escola Cabo de Vialonga

Lidar com a Exclusão – 4.º B
São vários os sentimentos e diversas as situações com que nos deparamos no nosso dia-a-dia. Às vezes sentimo-nos integrados e aceites num jogo, numa brincadeira, num trabalho de grupo. Isso faz com que nos sintamos bem e integrados. Contudo, ao invés, em outros momentos, sentimo-nos excluídos, colocados à parte. Isso faz com que nos sintamos tristes e sozinhos. Por isso, nesses momentos, é preciso parar e pensar no que podemos fazer para nos sentirmos melhor. Esta é uma aprendizagem crucial para sabermos lidar com as várias situações, com que nos deparamos quotidianamente, na escola, em casa, com os amigos, nos jogos, nos trabalhos de grupo, numa actividade desportiva...
A temática “lidar com a exclusão” foi desenvolvida com os alunos que integram a turma 4.ºB. A mesma teve início com a exploração do tema e com a partilha de situações já vivenciadas pelos alunos.
De seguida, foi explorada a história “A andorinha Rocky”, através de um painel, em banda desenhada, que enunciava as etapas necessárias para a resolução de situações de exclusão:
  1. Pensa se estás mesmo a ser excluído e rejeitado.
  2. Se achares que estás a ser ignorado, pensa porque é que isso te está a acontecer.
  3. Pensa como é que podes lidar com o problema. Tu podes pedir desculpa se tiveres sido rejeitado porque fizeste algo de errado. Se não tiveres sido tu a dar origem ao problema, podes perguntar, com um tom de voz calmo, porque é que te estão a excluir. Podes falar com um companheiro com quem te sintas melhor e dar-lhe a saber como a atitude de rejeição dele e dos outros te afetam. Ou podes, simplesmente, pedir para ser incluído.
  4. Escolhe a melhor opção e implementa-a.

Posteriormente, os alunos dramatizaram, em grupos, várias situações de exclusão, presentes nos seus quotidianos, com as etapas necessárias para a resolução da mesma. Estas foram apresentadas à turma e exploradas.
O T.Q.C (trabalhos que nos fazem crescer) desta semana, intitulou-se “descreve uma situação em que te tenhas sentido excluído”.
A professora

Eunice Freitas





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